quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Panô molas

A mola faz parte do traje tradicional da mulher Kuna, no Panamá.  Em Dulegaya, língua nativa do Kuna, a "mola" significa "camisa" ou "vestuário". A mola se originou com a tradição de mulheres Kuna pintar seus corpos com desenhos geométricos, usando disponíveis cores naturais, e anos mais tarde, esses mesmos projetos foram tecidas em algodão.
Molas são feitas à mão usando um reverso appliqué técnica. Várias camadas (geralmente 2-7) de diferente cor de pano (geralmente algodão) são cosidas entre si. O desenho é então formado cortando-se as peças de cada camada.  Muitas vezes, os pontos são praticamente invisíveis. Isto é conseguido através de um fio da mesma cor que a camada a ser cosida, costura de pontos cegos, e pontos minúsculos. As melhores molas têm costura extremamente fina,  feita com agulhas minúsculas. Fonte: Wikipedia





Da Dag !


Um comentário:

Seja bem vinda ao sistema de comentários do Studio da Berê.
Todo e qualquer texto publicado através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião da autora deste site e é de exclusiva e integral responsabilidade de quem o fez. Em caso de abuso ou crime, reservamo-nos o direito de usar os dados disponíveis no servidor para rastrear a autoria e acionar os meios legais competentes.