terça-feira, 5 de julho de 2011

A IMPORTÂNCIA DA VITAMINA D PARA O ORGANISMO – VOCÊ SABIA?

Queridas, resolvi fazer esse post, referente a um dado importante para nossa saúde, e que muitas vezes passa desapercebido.

Pessoas muito próximas minhas fizeram um simples exame de sangue, no qual foi constatada deficiência de vitamina D.

Mas para que serve a vitamina D, e o que a sua deficiência pode acarretar na nossa saúde?

Vitamina D é um grupo de pró-hormônios lipossolúveis, sendo que as duas formas principais são a vitamina D2 e vitamina D3.

A vitamina D3 é produzida pela exposição ao sol, especificamente à radiação ultravioleta B. 
Foto: Getty Images/Digital Vision


A vitamina D desempenha papel importante na manutenção dos sistemas dos órgãos:

* Regula os níveis de cálcio e fósforo no organismo promovendo sua absorção dos alimentos nos intestinos e a reabsorção de cálcio nos rins.

* Promove a formação óssea e mineralização, sendo essencial para um esqueleto forte. Porém, em níveis muito altos, promove a reabsorção dos ossos.

* Afeta o sistema imunológico promovendo a imunossupressão, fagocitose e atividade anti-tumor.

Deficiência de vitamina D:
A deficiência de vitamina D pode ser decorrência de ingestão inadequada com exposição insuficiente à luz solar, desordens que limitam sua absorção, condições que dificultam a conversão de vitamina D em metabólitos ativos, ou raramente por desordens hereditárias.

Deficiência de vitamina D resulta em prejuízo da mineralização óssea e ocasiona doenças nos ossos - raquitismo em crianças e osteomalacia em adultos - e possivelmente contribui para a osteoporose.

A falta de vitamina D também pode ter ligação com aumento da susceptibilidade a várias doenças e condições crônicas como tuberculose, pressão alta, câncer, esclerose múltipla, depressão, esquizofrenia.

Por isso, fique atenta, e consulte seu médico sempre que necessário.

Beijos,

Berê

9 comentários:

  1. Oi Berê minha querida amiga, super importante esse post, as vitaminas, nos dão condições de uma vida com qualidade e saúde, o que não acho certo e serve de alerta é que muitas pessoas se "suplementam" sem acompanhamento médico, o excesso também faz mal... adorei o tema. bjinhos.

    ResponderExcluir
  2. Muchas gracias por tu visita, yo también te agregaré en mi lista de visitas.
    Miles de besos.

    ResponderExcluir
  3. Oi Bere
    Vim agradecer sua visita e seu comentário carinhoso, também gostei do seu espaço e já estou te seguindo. Interessante esta postagem e lindos os trabalhos que vi por aqui.
    Deus abençoe sempre as obras de suas mãos
    Beijos no coração, Aracy

    ResponderExcluir
  4. Muchisimas gracias por hacerte seguidora mía, eso significa que te han gustado mis trabajos, me he paseado por tu blog, y tengo que decirte que eres una gran experta en acolchado, todos tus trabajos te han quedado muy, muy bonitos. De todo corazón muchas gracias.

    ResponderExcluir
  5. Que trabajos tan requetebonitos. Un besazo desde España.

    ResponderExcluir
  6. Oi Berê,
    Descobrimos a cerca de 1 ano que minha filha tem esclerose múltipla.Já me culpei achando que na infância faltou vitamina D na alimentação dela, mas o médico esclareceu que não foi isso que causou a doença.Ainda bem mas mãe vc sabe como é, achamos que tudo foi por nossa causa.
    Mas a vitamina é muito importante de qualquer maneira.
    Muito oportuno o seu post.
    beijinho
    Sula

    ResponderExcluir
  7. Precioso tu blog. Gracias por seguir el mío.
    Agradezco tu gentileza. Sí, es importante conocer los secretos de las vitaminas y tomarlas adecuadamente. Muy interesante. Me gustan tus labores. Besos.

    ResponderExcluir
  8. oiii
    Adorei sua visita no meu bloguito :)
    Obrigada !
    Valeu a dica !!

    Bjxxx
    Drix

    ResponderExcluir
  9. Hello from Germany,
    welcome at my patchwork blog. I love all patchwork and handicraft at your blog. Beautiful works. I will come next time to see your interesting posts.
    Warmest greetings from Germany, Nora :-))

    ResponderExcluir

Seja bem vinda ao sistema de comentários do Studio da Berê.
Todo e qualquer texto publicado através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião da autora deste site e é de exclusiva e integral responsabilidade de quem o fez. Em caso de abuso ou crime, reservamo-nos o direito de usar os dados disponíveis no servidor para rastrear a autoria e acionar os meios legais competentes.