domingo, 26 de setembro de 2010

DÁLIA

DÁLIA
Nome científico: Dahlia pinnata.
Nomes populares: dália, dália-de-jardim.
Etimologia: o nome é uma homenagem ao botânico sueco Dahl, que foi o responsável por sua difusão.
Origem: México.
Curiosidades: sabe-se que essas flores já eram cultivadas pelos índios antigos daquela região. São mais de 2.000 variedades entre grandes, pequenas e anãs.
A primeira vez em que foram levadas para a Europa, as dálias eram bem simples, amarelas ou com tons de vermelho. Tempos depois surgiram variedades diferentes em tonalidades e formas, tubulares ou espinhosas.
As pétalas são muito usadas em saladas. A raiz pode ser cozida e utilizada como legume. Dessas também se extrai um extrato doce do tubérculo, chamado 'dacopa', que é utilizado como bebida ou como aromatizante. É misturado com água fria ou quente e polvilhadas de sorvete. A raiz é rica em amido inulina cujo sabor adocicado combina com as características de café, chá e chocolate. Embora não seja absorvido pelo organismo, esse amido pode ser convertido em frutose, uma substância edulcorante para utilização pelos diabéticos.
Significados: flor que representa o reconhecimento, harmonia e gentileza, porém os significados são variados, como exemplo: dália amarela (união recíproca), dália rosada (delicadeza), dália vermelha (olhos abrasadores).
Fotos: Aline Brasiliense

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vinda ao sistema de comentários do Studio da Berê.
Todo e qualquer texto publicado através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião da autora deste site e é de exclusiva e integral responsabilidade de quem o fez. Em caso de abuso ou crime, reservamo-nos o direito de usar os dados disponíveis no servidor para rastrear a autoria e acionar os meios legais competentes.